Érica Lopes @ericalopes_autodesenvolvimento
Érica Lopes, uma jovem escritora e educadora angolana, está rapidamente se tornando uma figura influente no mundo literário. Com apenas 29 anos, ela já escreveu dois livros notáveis: «Auto Desenvolvimento» e «Auto-Estima Inabalável». Sua juventude, inteligência e beleza cativam todos ao seu redor, tornando-a uma inspiração para muitos.
Érica aborda temas profundos com uma clareza e sensibilidade que refletem sua maturidade além da idade. Em suas obras, ela oferece valiosas lições sobre o crescimento pessoal e a importância de cultivar uma auto-estima forte e resiliente. Seu compromisso com a educação e o desenvolvimento pessoal destaca-se não só nas páginas de seus livros, mas também em suas palestras e workshops.
Sua visão positiva e abordagem prática para enfrentar os desafios da vida fazem de Érica uma voz poderosa e necessária na literatura contemporânea. Érica Lopes é, sem dúvida, uma estrela em ascensão que ilumina o caminho para muitos jovens em Angola e além.
Entrevista en Español (clic aqui)
1.- Erica, muito obrigado por ter aceite o nosso convite. Natural de Angola, o que é que sempre amou na cidade onde nasceu e cresceu? Quais são os passatempos de toda a vida que a Erica continua a perseguir e de que não consegue desistir? O que é que lhe faz sorrir ou lhe dá grande alegria?
O que sempre amei na minha cidade foram as praias, as acacias rubras que embelezavam a cidade e claro, a minha familia e amigos acima de tudo. Os passatempos de que não abro mão consistem em estar com os meus amigos, ler e tomar um bom café.
2 – Escritora de renome, Erica, como e quando surgiu a sua paixão por ajudar os outros através de um livro, da escrita?
Penso que esta crença de partilha vive em mim desde criança, pois sempre vi a minha mãe a viver com este censo de partilha e só aprimorei com o tempo e uma das formas que utilizei foi através da escrita. A paixão surgiu também pelo facto de sempre ter gostado de estudar e ler muito.
3 – Autora de Auto Desenvolvimento e Auto-Estima Inabalável Como é que a Érica se inspira para transmitir, para ensinar sobre o valor do ser humano, a autoestima?
A minha própria experiência de vida em primeira instância. Os meus libros trazem as minhas próprias experiências de vida e esta tem sido a principal fonte de inspiração. Tudo o que recebo de Deus, vivencio e, posteriormente, transmito para as otras pessoas.
4 – Qual dos dois livros terminou em menos tempo, incluindo o processo de paginação e preparação para os leitores?
O auto-desenvolvimento terminei em menos tempo. O proceso do libro auto-desenvolvimento terminou em menos tempos em todos os aspectos.
5 – Érica, acha que há uma evolução ou involução da literatura, da leitura atual, para aquela que conhecemos de autores de há 50 ou 20 anos?
Em parte sim e penso que deve-se ao desenvolvimento da inteligencia artificial, excesos das informações no digital. Mas por outro lado, penso que há uma certa evolução também, devido a abertura das informações,hoje há maior abertura e temos a possibilidade de escrever sobre muitas coisas com maior facilidade.
6 – Como vê o futuro da literatura, do mundo literário, daqui a umas décadas?
Penso que teremos uma grande evolução.
7 – Continua a ter a mesma sensação de quando começou a escrever?
Não. Hoje tenho uma sensação mais agradável sobre tudo penso que é devido a minha expansão de consciência.
8.- Acha que a literatura atual, os escritores actuais, estão a contribuir culturalmente para a nossa sociedade?
Sim, com certeza.
9.- Que sentimentos tens em relação ao facto de fazeres aquilo de que gostas, aquilo que te apaixona? É fácil?
O sentimento é de preenchimento, de dever cumprido sempre que termino um livro.
10 – Erica, tens consciência do teu crescimento como pessoa, como escritora, estás a tornar-te uma influenciadora, uma líder de opinião, especialmente para as crianças? Como geres isso? Como gostas de interagir com os teus seguidores que se juntam a ti?
Tenho noção sim e isto é uma grande responsabilidade para mim e faço questão de cumprir com essa responsabilidade. Gosto de interagir com eles, de ouvi-los e colher as mensagens que acham sobre o meu trabalho. Isto é muito gratificante. Tento gerir da melhor maneira possivel, nem sempre é fácil, ,mas dá para gerir.
11 – Na sua opinião, qual é a marca distintiva da Érica, única em todas as actividades que realiza?
Dou 100% de mim nas coisas que faço. Gosto de fazer bem. Tenho um lema: ou faço de forma excelente e que funcione ou não faço.
12 – Érica, gostarias de entrar em alguma fase da tua vida na indústria do entretenimento, como a televisão, a rádio, ou talvez mais orientada para a representação, o cinema, o teatro? Sempre foste extrovertida?
Sim gostaria. Cinema e apresentar algum canal de televisão. Adoraria.
13.- Erica, o que pensa sobre o poder das redes sociais e das novas tecnologias?
Como tudo no Universo, temos as duas polaridades sempre: a negativa e a positiva. As redes sociais trouxeram aspectos excelentes e de melhoria para a vida de todos nós sem sdúvidas, todavia é preciso certo cuidado, pois se for usada de forma excessiva ou com objectivos negativos, prejudica muito a nossa vida.
14 – O que dirias aos pais que não apoiam o talento dos filhos e que conselhos darias aos jovens que têm talento e capacidade mas não se atrevem a dar o passo seguinte?
Quanto aos país digo que investir nos filhos é o maior de todos os investimentos que podem fazer e fazendo isto, estão certamente a ajudar o universo a evoluir mais e mais. Quanto aos jovens, digo que só temos a oportunidade de viver uma vida de cada vez, os medos existem, as inseguranças, a negatividade mas temos de ser superiores a tudo isso. Ir além de nós.
15 – O que pensa sobre o empoderamento das mulheres nos últimos anos, que atingiram posições de topo em todo o mundo, e como é que esta situação pode ser melhorada?
Tem sido bonito ver a forma como as mulheres têm conseguido alcançar patamares elevados nas diferentes sociedades, isto mostra que certamente estamos a evoluir significativamente e é satisfatório perceber que o mundo não foi feito só para os homens brilharem mas para as mulheres também. Todos podemos crescer e alcançarmos altos patamares.
16 – Érica, o que a motiva e o que a faz sentir-se grata todos os dias?
Os meus sonhos e a minha visão de futuro são os meus grandes motivadores sem dúvidas.
17.- Gostas de viajar, que países já conheces, que outros países gostarias de conhecer e que locais recomendarias para visitar em Angola, o teu país natal?
De momento viajo poquíssimo, mas tenho como uma das minhas principais metas conhecer pelo menos 35 países. Actualmente conheço apenas 4.
18.- Estas linhas são tuas Erica, muito obrigado.
Quero expresar o meu profundo agradecimiento ao carinho e pelas bonitas perguntas. Desejo-vos todo o sucesso do mundo.
Muito obrigada.
Entrevista de Jaime William Mostacero Baca a Érica Lopes – Angola
Contato feito via: WhatsApp
Entrevista autorizada por escrito via WhatsApp : Érica Lopes – Perumira – Jaime William
Todos os direitos reservados em nome de Érica Lopes – Perumira – Jaime William
[…] Entrevista em Português (clique aqui) […]