Érica Lopes @ericalopes_autodesenvolvimento

 

 

Érica Lopes, uma jovem escritora e educadora angolana, está rapidamente se tornando uma figura influente no mundo literário. Com apenas 29 anos, ela já escreveu dois livros notáveis: “Auto Desenvolvimento” e “Auto-Estima Inabalável”. Sua juventude, inteligência e beleza cativam todos ao seu redor, tornando-a uma inspiração para muitos.

Érica aborda temas profundos com uma clareza e sensibilidade que refletem sua maturidade além da idade. Em suas obras, ela oferece valiosas lições sobre o crescimento pessoal e a importância de cultivar uma auto-estima forte e resiliente. Seu compromisso com a educação e o desenvolvimento pessoal destaca-se não só nas páginas de seus livros, mas também em suas palestras e workshops.

Sua visão positiva e abordagem prática para enfrentar os desafios da vida fazem de Érica uma voz poderosa e necessária na literatura contemporânea. Érica Lopes é, sem dúvida, uma estrela em ascensão que ilumina o caminho para muitos jovens em Angola e além.

 

Entrevista en Español (clic aqui)

 

 

1.- Erica, muito obrigado por ter aceite o nosso convite. Natural de Angola, o que é que sempre amou na cidade onde nasceu e cresceu? Quais são os passatempos de toda a vida que a Erica continua a perseguir e de que não consegue desistir? O que é que lhe faz sorrir ou lhe dá grande alegria?

O que sempre amei na minha cidade foram as praias, as acacias rubras que embelezavam a cidade e claro, a minha familia e amigos acima de tudo. Os passatempos de que não abro mão consistem em estar com os meus amigos, ler e tomar um bom café.

 

2 – Escritora de renome, Erica, como e quando surgiu a sua paixão por ajudar os outros através de um livro, da escrita?

Penso que esta crença de partilha vive em mim desde criança, pois sempre vi a minha mãe a viver com este censo de partilha e só aprimorei com o tempo e uma das formas que utilizei foi através da escrita. A paixão surgiu também pelo facto de sempre ter gostado de estudar e ler muito.

 

3 – Autora de Auto Desenvolvimento e Auto-Estima Inabalável Como é que a Érica se inspira para transmitir, para ensinar sobre o valor do ser humano, a autoestima?

A minha própria experiência de vida em primeira instância. Os meus libros trazem as minhas próprias experiências de vida e esta tem sido a principal fonte de inspiração. Tudo o que recebo de Deus, vivencio e, posteriormente, transmito para as otras pessoas.

 

 

4 – Qual dos dois livros terminou em menos tempo, incluindo o processo de paginação e preparação para os leitores?

O auto-desenvolvimento terminei em menos tempo. O proceso do libro auto-desenvolvimento terminou em menos tempos em todos os aspectos.

 

5 – Érica, acha que há uma evolução ou involução da literatura, da leitura atual, para aquela que conhecemos de autores de há 50 ou 20 anos?

Em parte sim e penso que deve-se ao desenvolvimento da inteligencia artificial, excesos das informações no digital. Mas por outro lado, penso que há uma certa evolução também, devido a abertura das informações,hoje há maior abertura e temos a possibilidade de escrever sobre muitas coisas com maior facilidade.

 

6 – Como vê o futuro da literatura, do mundo literário, daqui a umas décadas?

Penso que teremos uma grande evolução.

 

7 – Continua a ter a mesma sensação de quando começou a escrever?

Não. Hoje tenho uma sensação mais agradável sobre tudo penso que é devido a minha expansão de consciência.

 

 

8.- Acha que a literatura atual, os escritores actuais, estão a contribuir culturalmente para a nossa sociedade?

Sim, com certeza.

 

9.- Que sentimentos tens em relação ao facto de fazeres aquilo de que gostas, aquilo que te apaixona? É fácil?

O sentimento é de preenchimento, de dever cumprido sempre que termino um livro.

 

10 – Erica, tens consciência do teu crescimento como pessoa, como escritora, estás a tornar-te uma influenciadora, uma líder de opinião, especialmente para as crianças? Como geres isso? Como gostas de interagir com os teus seguidores que se juntam a ti?

Tenho noção sim e isto é uma grande responsabilidade para mim e faço questão de cumprir com essa responsabilidade. Gosto de interagir com eles, de ouvi-los e colher as mensagens que acham sobre o meu trabalho. Isto é muito gratificante. Tento gerir da melhor maneira possivel, nem sempre é fácil, ,mas dá para gerir.

 

 

11 – Na sua opinião, qual é a marca distintiva da Érica, única em todas as actividades que realiza?

Dou 100% de mim nas coisas que faço. Gosto de fazer bem. Tenho um lema: ou faço de forma excelente e que funcione ou não faço.

 

12 – Érica, gostarias de entrar em alguma fase da tua vida na indústria do entretenimento, como a televisão, a rádio, ou talvez mais orientada para a representação, o cinema, o teatro? Sempre foste extrovertida?

Sim gostaria. Cinema e apresentar algum canal de televisão. Adoraria.

 

13.- Erica, o que pensa sobre o poder das redes sociais e das novas tecnologias?

Como tudo no Universo, temos as duas polaridades sempre: a negativa e a positiva. As redes sociais trouxeram aspectos excelentes e de melhoria para a vida de todos nós sem sdúvidas, todavia é preciso certo cuidado, pois se for usada de forma excessiva ou com objectivos negativos, prejudica muito a nossa vida.

 

 

14 – O que dirias aos pais que não apoiam o talento dos filhos e que conselhos darias aos jovens que têm talento e capacidade mas não se atrevem a dar o passo seguinte?

Quanto aos país digo que investir nos filhos é o maior de todos os investimentos que podem fazer e fazendo isto, estão certamente a ajudar o universo a evoluir mais e mais. Quanto aos jovens, digo que só temos a oportunidade de viver uma vida de cada vez, os medos existem, as inseguranças, a negatividade mas temos de ser superiores a tudo isso. Ir além de nós.

 

15 – O que pensa sobre o empoderamento das mulheres nos últimos anos, que atingiram posições de topo em todo o mundo, e como é que esta situação pode ser melhorada?

Tem sido bonito ver a forma como as mulheres têm conseguido alcançar patamares elevados nas diferentes sociedades, isto mostra que certamente estamos a evoluir significativamente e é satisfatório perceber que o mundo não foi feito só para os homens brilharem mas para as mulheres também. Todos podemos crescer e alcançarmos altos patamares.

 

16 – Érica, o que a motiva e o que a faz sentir-se grata todos os dias?

Os meus sonhos e a minha visão de futuro são os meus grandes motivadores sem dúvidas.

 

 

17.- Gostas de viajar, que países já conheces, que outros países gostarias de conhecer e que locais recomendarias para visitar em Angola, o teu país natal?

De momento viajo poquíssimo, mas tenho como uma das minhas principais metas conhecer pelo menos 35 países. Actualmente conheço apenas 4.

 

18.- Estas linhas são tuas Erica, muito obrigado.

Quero expresar  o meu profundo agradecimiento ao carinho e pelas bonitas perguntas. Desejo-vos todo o sucesso do mundo.

Muito obrigada.

 

 

 

 

 

Entrevista de Jaime William Mostacero Baca a Érica Lopes – Angola
Contato feito via:  WhatsApp
Entrevista autorizada por escrito via WhatsApp : Érica Lopes – Perumira – Jaime William
Todos os direitos reservados em nome de Érica Lopes – Perumira – Jaime William

Jaime William - Perumira
Jaime William
CEO & Founder at Perumira | Website

🔷 Communicator and Digital Marketing

🔷 2nd Honorary Place 2013 : Presidency of the Council of Ministers - President of the Republic - Contest "Tramite de Mas" Expert in Projects.

🔷 "Heroes Alas Blancas"  World Award 2023 - Business Excellence by Perumira Global Talent

🔷 "Paloma de Oro"  Award 2024 - International Director Perumira

🔷 CEO of Perumira Global Talent Magazine : Interviews to Misses, Beauty Queens and Top Models around the World. Interviews to talents and professionals around the World

🔷 TOP Interviews to Finalists of :

✅ Miss Universe Canada 2020
✅ Miss World Costa Rica 2020
✅ Miss World Canada 2022
✅ Miss World Uruguay 2022
✅ Miss South America Lima South Peru 2023
✅ Miss Continental España 2023
✅ Miss Intercontinental Galicia 2023
✅ Miss Intercontinental España 2023
✅ Miss Universe Danmark 2023
✅ The Miss Globe Spain 2023
✅ Mrs Galaxy Australia 2024

🔷 Writer - Amazon Author of :

✅ Poetry (Un Trozito de Poesia)
✅ History (Zaña Colonial)
✅ Education (Des-Enredando la Educacion)

🔷 SEO Specialist
🔷 Columnist for Multimedios Puntocero. Me Radio Argentina
🔷 Community Manager and Content Creator since 2011.

 | Website

Interviews with talents and professionals from around the world. The best profiles, experiences, tips and competitive opportunities. The secrets of beauty and personal image. Leading women in different sectors, industries and fields. Successful women.

One thought on “Érica Lopes – Escritora – Educadora – Angola”

Comments are closed.