Elaine Melo

amazon

Elaine Melo

 

 

“Sim, acredito que todos nós temos capacidade para fazer o que quisemos, vai depender da vontade e dedicação de cada pessoa”

 

“…a escritora tem o dever de cativar, alertar e alimentar o intelecto e a imaginação do leitor, assim como outras profissões também temos certos deveres com o leitor…”

 

“Se você tem talento um dom, tem que exerce-lo, deixar um projeto na gaveta é como esquecer de si próprio, o que tiver que ser será”

 

Abrir caminho e criar um caminho de sucesso exige esforço e dedicação. Nosso talento deve sempre ser acompanhado de treinamento para poder aperfeiçoá-lo.

Hoje, nossa convidada nos mostra como está alcançando seus sonhos quando é muito jovem.

É uma honra apresentar Elaine Melo, uma jovem escritora do Brasil, que nos deu uma super entrevista e a conhecemos agora.

 

 

1.-  Elaine , bem vinda, estamos muito felizes em ter você aqui conosco. Vamos começar por você, seus hobbies e tudo aquilo que te faça sorrir e te dê alegria.

O que mais gosto de fazer é ler, adoro me aventurar pelos livros, gosto de escrever, algumas coisas guardo só para mim, como o curso de direito exige muito de mim, sempre que tenho oportunidade eu viajo, isso me deixa mais tranquila, é uma terapia que eu faço sempre que posso, principalmente quando viajo para lugares isolados, fico sem o celular, fico um tempo comigo mesmas é uma das coisas que me trás de volta a vida. 

 

2.- O que você mais gosta no seu país ,Brasil, seu povo, cidades , costumes?

É difícil escolher o que mais gosto no meu país, porque a varias coisas que me cativam, sua imensidão e diversidade são coisas realmente apaixonantes, mas o meu amor pelo meu estado, o Maranhão é imensurável, os costumes, o centro histórico de São Luís- Ma, as comidas típicas. Mas nada ultrapassa as festividades juninas que começa a ocorrer nos dias 24, para mim, que acompanho desde pequena é um das festas mais bonitas do País, sempre que tenho oportunidade participo dos grupos de dança, que é um show cultural riquíssimo.

 

3.- Jovem Escritora. ¿Quando você decide dedicar sua vida a ser  escritora? Você decidiu desde tenra idade ou houve algo que fez você  tomar essa decisão?

Desde a infância tive oportunidade de escrever, por meio de concursos literários escolares que buscava incentivar os alunos, tanto na leitura como na escrita, mas eu sempre estava envolta para a leitura, era uma leitora voraz nos primeiros anos, tinha uma habilidade de ler livros de forma muito rápida, sem afetar minha compreensão sobre o texto, e as outras pessoas se impressionavam, porque era a única com essa aptidão, depois de um certo tempo, senti necessidade de demonstrar o que sentia, e o que pensava por meio da escrita, no começo era apenas para mim, com o intuito de seguir meus ícones literários resolvi publicar, mesmo sabendo que era uma profissão difícil de se concretizar, eu arrisquei porque almejava ela de forma plena.  

 

4.- ¿Você concorda com a afirmação “O escritor já nasceu , mas você precisa praticar e aprender a técnica para alcançar seu público”?

Concordo todos nós nascemos com a alma poética, com aptidão, basta à paixão e o comprometimento, e isso envolve qualquer profissão, também acho que o ambiente alimenta isso, se o homo literatus vive em um ambiente que alimenta a cultura e valoriza a literatura, com certeza ele vai ampliar e potencializar isso com o tempo. 

 

5.- O que Elaine sente ao fazer o que mais ama?

Eu me sinto completa, a escrita me acalma, é um refugio para mim. É o que sou no momento, se eu mudar algum momento na minha vida, esse momento está gravado em minha trajetória de vida, vai compor o que sou.

 

6.- Você é autora de A Bruxa, a Alcatela e o Guerreiro , de A Mandrágora e The Witch. ¿Você já definiu os gêneros que adorava escrever? ¿Cómo você sente o processo e a maturidade do escritor Elaine?

Ficção e Fantasia voltadas para o publico infanto-juvenil é o que mais eu me envolvo neste momento, e é um gênero literário ao qual eu me sinto segura, a cada livro, uma nova experiência é vivida, o aprendizado que eu tive no livro anterior eu trago para o segundo e com isso eu consigo desenvolver um processo criativo mais amplo,  eu escuto a opinião dos meus leitores para mim é sempre bom ouvir a opinião deles, além de outros profissionais da área.

 

 7.- Elaine, qual você crê que seja a principal qualidade de um escritor? ¿Você crê que todos podemos ser escritores?

Sim, acredito que todos nós temos capacidade para fazer o que quisemos, vai depender da vontade e dedicação de cada pessoa, acho que vai ter pessoas com mais facilidade de desenvolver certos trabalhos, mas vai depender mesmo é do interesse.

 

8.- Qual é a marca (selo pessoal, estilo) da Elaine  como jovem escritor , comunicadora e como ser humano?

Minha marca está findada no Surrealismo, com o selo da personalidade nordestina originária da minha região.  A Simplicidade.

 

 

9.- Que outros gêneros você gostaria de escrever mais tarde?

Eu curso Direito atualmente, futuramente vou querer unir esse curso com o meu trabalho atual para desenvolver livros dessa área. Jurídicos.

 

10.- Elaine sente que tem uma tarefa pendente como escritora?

Sim, a escritora tem o dever de cativar, alertar e alimentar o intelecto e a imaginação do leitor, assim como outras profissões também temos certos deveres com o leitor, quem ler deve encontrar no livro não apenas um refugio, mas uma porta para um novo mundo, um estalar de novos aprendizados, é uma missão do escritor, resgatar e continuar cultivando a comunicação, o pensamento critico, a imaginação, entre seus leitores.

 

11.- Para um escritor ,toda criação literária é un filho , no entanto, sempre temos uma obra que nos dá maior satisfação. Quais dos seus escritos você considera ter uma recepção inesperada e com críticas muito positivas?

Bruxa, a Alcateia e o Guerreiro foi uma das obras que mais ganhei visibilidade fora do país, mas o meu primeiro livro, ao qual eu chamo de primogênito, não se exime perante o segundo, porque foi ele que abriu as portas para mim, e a partir fui notada no meio literário da minha região.

 

12.- Elaine sabe que todos os dias como jovem escritora você está se tomando uma líder influente e de opinião , porque sua experiência é capturada por muitas pessoas , não apenas no Brasil , mas em outras partes do mundo? Como Elaine assume essa responsabilidade?

Eu não esperava certa visibilidade, e não era de meu interesse ser formadora de opinião, ou representa certa imagem de grupo tal, mas depois do meu primeiro livro lançado, eu comecei a tomar certo cuidado com o que eu falava, principalmente em publico, em redes sociais, tenho noção que posso influenciar alguma coisa, e não quero machucar o sentimento ou direito do outro, então se não sei de algo, me recolho, prefiro não me posicionar, as vezes o que é bom para mim, não é bom para o outro, e gosto de respeitar essa liberdade.

 

13.- Como você gosta de interagir com seus seguidores? Qual é sua rede social favorita?

Sou muito adepta do Instagram, é uma rede social funcional, se for bem usada.

 

14.- Você pensa que existe abuso no uso das redes sociais pelos profissionais e pelos usuários? O que você acha que deve ser considerado ilegal ou que não deve ser permitido na rede?

Tudo em excesso faz mal, e diminui a qualidade de vida do usuário, eu acho que a gente deve se policiar sobre o assunto, para que isso não se torne uma dependência eletrônica demasiada.

 

15.- As redes sociais como Instagram e TikTok crescem dia a dia, redes sociais jovens. A que atribui esse êxito?

A necessidade de mostrar nossas vidas, às vezes até de forma fantasiosa, é um dos grandes fatores para o alto crescimento dessas redes, e isso se torna um vicio. Paramos de viver o real, para está alimentando o “ eu virtual “ , mas é claro que também tem gente que usa de forma benéfica para a promoção de seus trabalhos.

 

16.- Qual é a sua opinião sobre cada vez mais, milhares de jovens terem no Youtube uma forma de mostrarem seu talento?

Acho ótimo, temos que utilizar o meio virtual de forma benéfica, e eles esta ai para isso, para facilitar nossa vida, nossa comunicação, mostrar o nosso trabalho nos dias de hoje, não é do mesmo jeito que fazíamos há 20 anos, agora é de forma muito mais ampla, e de ser por isso que as redes sociais cativam tanto as pessoas pela facilidade de comunicação, e pelas possibilidades que elas oferecem.

 

17.- Como você vê a situação da mulher no mundo, onde cada vez mais ocupam cargos mais altos em empresas e governos em todo o mundo

Vejo que atualmente as mulheres ocupam a cada dia mais e mais cargos de liderança, e varias pesquisas apontam isso, houve um alto crescimento delas como empreendedoras, e isso é ótimo, a independência de nós mulheres, e é primordial para o alcance da consolidação da igualdade de gênero. 

 

18.- As diferenças sociais e econômicas (no mercado de trabalho) entre homens e mulheres no Brasil diminuíram?

Não posso dizer, que não houve mudanças, mas as discrepâncias entre o homem e a mulher no mercado de trabalho no Brasil ainda é muito grande, vejo até um certo retrocesso de direitos já conquistados, houve um grande avanço, mas ainda falta muita para haver realmente uma consolidação de igualdade, é algo diário a se alimentado, aos poucos acredito que o preconceito e esse abismo vão diminuindo.   

 

19.- O que te motiva e pelo que se sente grata todos os dias?

A vida me motiva, é um milagre o que estamos vivendo aqui, a vida é uma coisa surpreendente, acho que temos que agradecer a Deus, aprender e evoluir todos os dias, inércia jamais!

 

 

20.- Você tem uma frase ou lema que pratique todos os dias?

O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente.

 

21.- A quem você admira Elaine?

Edgar Allan Poe.

 

22.- O que diria aos jovens que são muito talentosos, porém que não têm coragem de dar o próximo passo?

Se você tem talento um dom, tem que exerce-lo, deixar um projeto na gaveta é como esquecer de si próprio, o que tiver que ser será. A vida vai ti impulsionar, você tem que ver o caminho certo a seguir, dizer não pra ela é fechar as portas para as oportunidades.

 

23.- O que diria aos pais que não apoiam o talento e vocação de seus filhos?

Queridos Pais, seus filhos são a herança que o universo lhes proporciona, negá-los é negar a vida, dê apoio aos seus filhos, aos seus dons, talentos e vontades, e mesmo quando eles tiverem dificuldades e o mundo desacreditá-los, sejam esse aval de estrutura para eles, sejam apoio. Os ajudem e sejam Pais hoje, para que amanha eles sejam realmente filhos, pois o cultivo de uma boa relação hoje, é a colheita dos frutos de amanha. 

 

24.- Por último, uma saudação aos seus seguidores no Brasil, USA,no continente inteiro e Espanha.

Eu só tenho a agradecer as pessoas que me seguem, e estão comigo desde o começo, vocês são maravilhosos, e eu agradeço as oportunidades, o apoio, as criticas, as opiniões positivas, e pretendo que a nossa rede de comunicação continue fluindo e crescendo por muito tempo.

 

 

*** Muito obrigado Elaine por uma ótima entrevista, sua juventude e experiência alcançarão muitos jovens que desejam escrever, publicar e obter o reconhecimento que você tem hoje e continuarão a crescer para sempre.

 

 

 

 

 

 

Entrevista realizada por Jaime William Mostacero Baca a Elaine Alves da Silva Melo – Brasil
Contacto realizado vía : Correo electrónico – Facebook
Entrevista autorizada por escrito vía intercambio de correo electrónico :Elaine Alves da Silva Melo – Perumira – Jaime William
Derechos Reservados a nombre de Elaine Alves da Silva Melo – Perumira – Jaime William

Jaime William - Perumira
Jaime William
CEO & Founder at Perumira | Website | + posts

🔷 Communicator and Fashion Marketing

🔷 2nd Honorary Place 2013 : Presidency of the Council of Ministers - President of the Republic - Contest "Tramite de Mas" Expert in Projects.

🔷 CEO of Perumira Global Talent Magazine : Interviews to Misses, Beauty Queens and Top Models around the World. Interviews to talents and professionals around the World

🔷 TOP Interviews to Finalists of :

✅ Miss Universe Canada 2020
✅ Miss World Costa Rica 2020
✅ Miss World Canada 2022
✅ Miss World Uruguay 2022
✅ Miss South America Lima South Peru 2023

✅ Miss Continental España 2023
✅ Miss Intercontinental Galicia 2023
✅ Miss Intercontinental España 2023

✅ Miss Universe Danmark 2023

 

🔷 CEO of Miss Global Talent, the pageant of talent beyond beauty. Talents, Misses and Top Models.

🔷 Writer - Amazon Author of :

✅ Poetry (Un Trozito de Poesia)
✅ History (Zaña Colonial)
✅ Education (Des-Enredando la Educacion)

🔷 SEO Specialist for Misses, Models, Top Models websites.
🔷 Columnist for Multimedios Puntocero. Me Radio Argentina
🔷 Community Manager and Content Creator since 2011.

Website | + posts

Interviews with talents and professionals from around the world. The best profiles, experiences, tips and competitive opportunities. The secrets of beauty and personal image. Leading women in different sectors, industries and fields. Successful women.